terça-feira, 28 de agosto de 2018

Faria e traria - futuro do pretérito e futuro do presente



*Hélio Consolaro

Num programa bem antigo da TV Brasileira, a apresentadora de 70 anos, não é uma iniciante, disse: “Eu não fazeria isso”! 

Meus ouvidos acusaram o erro, mas não me escandalizei, porque os escorregões acontecem. Vamos aprender com o erro dela?

Verbos FAZER e TRAZER são irregulares nos futuros do modo indicativo, perdendo a sílaba ZE. Em vez de “fazeria”, o certo é “faria”, “traria”. Irregular é o verbo cuja conjugação foge do padrão.

Na escrita, use o seu dicionário (digital ou de papel) como fonte de consulta gramatical. Se ele for bom, completo, apresenta a conjugação dos verbos irregulares nos respectivos verbetes.

FUTURO DO PRESENTE DO MODO INDICATIVO
Fazer: Eu farei, tu farás, ele fará, nós faremos, vós fareis, eles farão.
Trazer: eu trarei, tu trarás, ele trará, nós traremos, vós trareis, eles trariam.

FUTURO DO PRETÉRITO DO MODO INDICATIVO
Fazer: eu faria, tu farias, ele faria, nós faríamos, vós faríeis, eles fariam
Trazer: eu traria, tu trarias, ele traria, nós traríamos, vós traríeis, eles trariam

*Hélio Consolaro é professor de Português

Conheça Araçatuba: www.aracatubaeregiao.com.br 

TIRA-DÚVIDAS ON-LINE: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário