segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Conservatório e Conservatória

Conservatória - RJ
Quando se fala na cidade de Conservatória, distrito do município de Valença-RJ, lembra-se logo de conservatório, no sentido de escola onde se ensina música, cultivam certos valores culturais. Por se tratar de uma cidade que é chamada de Capital da Seresta, evoluindo para ser a Capital da Música, a associação entre as duas palavras é natural, mas, na verdade, na têm entre si quanto ao significado.

A palavra conservatória faz parte, ainda hoje, do vocabulário corrente de Portugal. Equivale a uma repartição pública ou cartório de registros. Com a organização de um aldeamento indígena no lugar, pela concessão de sesmaria pelo Vice-rei Luiz Vasconcelos em 1789, instalou-se uma conservatória para controle e registro dos índios (araris). Na conservatória, os índios ganhavam nomes portugueses. Também era uma forma de resistência ao massacre indígena.

Assim, o arraial começou a ser chamado de "Conservatória dos Índios". Foi somente em 1938 que o nome "Conservatória" , passou a abranger todo o distrito que, até então, chamava-se Santo Antônio do Rio Bonito.

Para quem gosta de seresta, choro, bossa nova, Conservatória é um lugar digno de ser visitado. Tudo simples, 4.500 habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário