segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Há erro de concordância no nome Lençóis Paulista?

Há erro de concordância no nome da cidade de Lençóis Paulista? Já procurei em livros, indaguei colegas, e fiquei sem resposta. Na verdade, eu queria encontrar um respaldo à minha conclusão. 
Lençóis é uma cidade da Bahia. Quando uma cidade do Estado de São Paulo tem o mesmo nome de uma outra de estado diferente, é costume acrescentar o adjetivo paulista. Daí o nome de Lençóis Paulista. Assim temos: Neves Paulista, Tupi Paulista.
O mesmo não acontece em outros estados, que preferem acrescentar o adjetivo novo ou nova às cidades homônimas. Exemplos: Nova Andradina, Novo São Joaquim.
Quanto à concordância em Lençóis Paulista, acredito existir uma silepse de número. O que é silepse? “Figura pela qual a concordância das palavras se faz de acordo com o sentido e não segundo as regras da sintaxe” (Dicionário Aurélio). 
Paulista, no caso de Lençóis e Neves, não concorda com os substantivos comuns lençóis e neves, pois nada tem a ver com eles, mas concorda com o substantivo subentendido cidade. Para entender o caso, ficaria assim: cidade paulista de Lençóis. Não há erro de concordância nos nomes das cidades de Neves Paulista e Lençóis Paulista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário