quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Aprendendo com as brincadeiras (advogado)


Hélio Consolaro
O escritor e jornalista Daniel Piza é compadre do procurador-geral da Prefeitura de Araçatuba,Carlos Frederico Barbosa Bentivegna, cujo apelido é Cacaio. O escritor já esteve em Araçatuba em visita familiar. Como pretendo trazê-lo de volta a Araçatuba para a Semana da Literatura, criou-se todo o assunto desta coluna.

E, às vezes, com todo o respeito do mundo, funcionários tratam o procurador-geral de “Dr. Cacaio”. Como substantivo comum, cacaio é um saco, alforje, uma espécie de embornal. Não é grande coisa. O apelido originou-se com certeza na infância, com a repetição da primeira sílaba do nome: Carlos. 
Mas o Carlos Frederico Barbosa Bentivegna tem currículo, foi secretário interino dos Negócios Jurídicos do município de São Paulo, é parente próximo do saudoso Orency Rodrigues, fazendeiro e ex-prefeito de Andradina, e de Dona Missé.

Dr. Cacaio estava em São Paulo tratando dos negócios da Prefeitura de Araçatuba. Como secretário da Cultura. passei-lhe torpedos para que fizesse o convite ao compadre. E ele nem dava confiança. Mandei-lhe um e-mail em linguagem formal, reclamando dele uma resposta.
E ele, para me refestelar, respondeu na linguagem costumeira de alguns advogados prolixos:  

“Excelentíssimo Senhor secretário Municipal da Cultura de Araçatuba. Professor Doutor Hélio Consolaro [dispenso o doutor, sou apenas um reles professor].

Em detrimento da inadequação da linguagem anteriormente empregada em sua comunicação, dado que pecava pelo insanável vício da informalidade, encontrava-me na capital e lá consultei o referido escritor - cujo patronímico se grafa com apenas uma letra "z", sob pena de vê-lo transformar-se no esférico acepipe napolitano - e este ainda nada mo respondeu... Posto que a ele muito apraza a ideia de vir ter com vossa magnificência [houve falta de uniformidade no tratamento] e com o erudito público da Noroeste Paulista, passa - neste exato momento - por situação familiar de certa gravidade, com sua progenitora internada em nosocômio [hospital] da capital para tratamento hepático de extrema complexidade. Não goza o pretendido convidado de tranquilidade emocional ou da mais comezinha serenidade para comprometer-se com sua alvissareira visita.  

‘Ex positis’ [do que ficou exposto] e como pode facilmente constatar o nobre professor, este singelo rábula [advogado chicaneiro, sem formação] - embora não tenha esta entre as funções que lhe são assinadas pelo Poder Público Municipal - fez o que estava no âmbito de seu parco alcance para coadjuvar a gloriosa Secretaria da Cultura. Mais que isso não farei e FODA-SE [verbo que deve ser evitado nos processos judiciais, a não ser como fala de réus e testemunhas], ou melhor, autocopule-se [neologismo].

Com a renovação das homenagens de estilo que provém de minha elevada estima e invulgar consideração, Carlos Frederico Barbosa Bentivegna.”
Embora este colunista tenha sido objeto de chiste, ao grafar Daniel Piza com dois zês, considero o texto um exemplo de linguagem parnasiana que deve ser evitada por advogados nos processos judiciais. A rabularia se manifestou na forma verbal “foda-se”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário