quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Buteco ou boteco?


Hélio Consolaro

No próximo sábado, 15 de outubro, dar-se-á o início do festival de comida de boteco em Araçatuba, cuja competição se chama “Buteco Legal”. Uma comissão degustadora, composta por garçom, gastrônomo,chefe de cozinha,dono de bufê, estará visitando os 14 bares inscritos, analisando o sabor dos petiscos, a temperatura das bebidas, o atendimento aos clientes e a higiene do local. Essa fase irá até o dia 15 de novembro. Em 3 de dezembro, sábado, das 10h às 22h, haverá a “saideira” na praça São Joaquim, Araçatuba. Promete ser uma grande festa.

Trata-se de uma atividade que estimula o aprimoramento dos bares do município. A iniciativa foi da Prefeitura de Araçatuba, tendo adesão imediata do Sindicato de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares, presidido por Liu Shang Shien, com apoio do Sebrae e do Sesc.

Por que “Buteco Legal”, logomarca do evento, e depois o subtítulo: “Festival de comida de boteco”. É buteco ou boteco?

“Buteco” é a pronúncia da palavra “boteco”. A forma de escrever corretamente a palavra é “boteco”, mas a letra “o” na pronúncia se transforma em “u”. Os organizadores do evento quiseram dar um nome mais popular ao evento, por isso adotaram como escrita a pronúncia, mas a seguir, colocaram a frase “Festival de comida de boteco”, como forma de explicar a ocorrência de “buteco”. Preocupações de um professor de Português.

Um comentário:

  1. Que ótimo.... precisava mesmo dessa informação rsrs. obrigada.

    ResponderExcluir