segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Paróquia e igreja

Hélio Consolaro*

Há uma certa confusão entre os significados das palavras “paróquia” e “igreja”. Há gente que chama até hoje a catedral N.S.ª Aparecida de Araçatuba de “Igreja Matriz”.

Igreja é o templo, em sentido genérico. Matriz é a igreja sede da paróquia, onde reside e celebra o pároco. Capela é uma pequena igreja, com apenas um altar, geralmente subordinada a uma matriz.

Paróquia é o território e a população que está subordinada eclesiasticamente a um pároco. Erroneamente, às vezes, se usa paróquia como termo sinônimo de igreja. Também se aplica como sinônimo de freguesia. Paróquia é uma subdivisão de diocese. A igreja matriz é a sede da paróquia.

O termo paróquia é usado pela Igreja Católica Romana, a Comunhão Anglicana, a Igreja Ortodoxa Oriental, a Igreja da Suécia e de algumas outras igrejas. Não é uma exclusividade católica.

Paróquia tem o sentido figurado, mais popular. Significa grupo de pessoas com interesses comuns, a turma. Exemplo: Joaquim é o bambambã da paróquia.

Por que ainda chamam a catedral de “igreja matriz”? Catedral é a sede da diocese, onde celebra o bispo. Em Araçatuba, ela foi criada em 1994, há 16 anos, portanto, uma criação recente, falta aos católicos araçatubenses a tradição diocesana.
Apenas os mais antigos, mas bem antigos mesmo, chamam a catedral de “igreja matriz”, porque Araçatuba se constituía em épocas remotas de apenas uma paróquia, a N.S.ª Aparecida. Hoje, há uma dezena.

*Hélio Consolaro é professor de Português, jornalista, escritor, membro da Academia Araçatubense de Letras

4 comentários:

  1. Tá... Mas não ficou claro!
    Aqui na Ilha do Governador, temos a Igreja N. Sra. da Conceição e. mais ou menos próximo a ela, a Paróquia N. Sra. Aparecida... E agora?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que me explicassem uma situação: mmoro numa comunidade que tem uma Capela que foi construído em 1930 por um fazendeiro do lugar e a família junto à comunidade provem as despesas dessa Capela. O Padre da Paróquia à qual a Comunidade pertence dise que só ia fazer as missas nessa Capela só esse ano porque a Capela era particular. Nós da comunidade não estamos entendendo essa situação. Será que a Igreja é só o prédio? ou a Igreja somos nós? gostaria de uma explicação.

    ResponderExcluir
  3. Segundo o Catecismo da Igreja Católica 1655, "Cristo quis nascer no seio da Sagrada Família de José e Maria. A Igreja não é outra coisa senão a "família de Deus ".
    Ou seja, a Igreja somos nós

    Segundo o CIC 2179, "Paróquia é uma determinada comunidade de fiéis, constituída de maneira estável na Igreja particular e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco, como a seu pastor próprio,sob a autoridade do bispo diocesano "
    Portanto, paróquia é o local, o espaço

    ResponderExcluir