segunda-feira, 7 de maio de 2012

Antonio ou Antônio?


Hélio Consolaro*

Santo Antônio
A reunião estava bem produtiva, eu projetava eslides na parede, explicava sobre a literatura caipira, quando uma pessoa me chamou do lado e me disse:

- Antônio Cândido se escreve com acento, o Antônio dele é sem acento.

Em voz baixa, agradeci, pois não haveria de deixar o assunto para enveredar-me numa polêmica paralela.

Na verdade, ambos estavam certos: eu, em pôr acento circunflexo em “Antônio Cândido” e ele, em me corrigir.

Há gente que segue religiosamente a grafia da certidão de nascimento da pessoa, com erro, inclusive, porque escrever “Antonio” sem acento é não seguir nosso sistema ortográfico.

A pessoa que estava vendo em meus eslides “Antônio Cândido” com acento faz parte dessa corrente, porque é formado em Letras, não é ignorante no assunto, conhece como os conhecimentos linguísticos se constroem. Apenas estava querendo impor a sua verdade.

O jornalismo impresso respeita a ortografia da certidão de nascimento da personalidade noticiada enquanto ela viver. Rachel de Queiroz teve seu nome escrito assim  pelos jornais até falecer, depois de sua morte, passaram a registrar Raquel de Queirós conforme o atual sistema ortográfico.

Eu pertenço a uma corrente que faz a correção ou adaptação ortográfica em qualquer situação. Apenas em documentos oficiais que a ortografia do registro de nascimento deve ser respeitada, daí eu ter escrito “Antônio Cândido” com acento, embora o registro de nascimento do ilustre crítico literário e ex-professor da USP registre Antonio sem acento.

Na minha visão, Antônio deve aparecer sempre acentuado, independente da certidão de nascimento.  

10 comentários:

  1. Ainda bem que a sua visão é simplesmente um detalhe pífio na realidade. Nomes devem obedecer o desejo da família e não ao imperativo gramatical tosco, cuja ignorância ou consciente desprezo são responsáveis pela poesia cotidiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendam, nobres leitores, que Na Espanha e na Itália por exemplo, não existe acento circunflexo. Por esse motivo, pessoas como eu, que tenho o nome do meu avô, filho de pais que eram recém chegados de lá, obviamente puseram esse nome nele sem acento e assim continuou de maneira correta SEM acento. Ninguém tem que deixar o nome com a grafia portuguesa. Se assim fosse, teríamos que traduzir quem tem o nome de Charles, para Carlos.

      Excluir
  2. Porque será que em Portugal se escreve Antônio com acento agudo(António)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque em Portugal optaram pela lógica: O acento agudo segue o tom e não o timbre. É um artifício que permite falar tanto aberto como fechado e dar a acentuação timbre duplo. Infelizmente, no Brasil, complica-se tudo: por desdém, optou-se por colocar acento circunflexo em tudo que soe fechado. Uma dessas coisas estúpidas que permite aos falantes escreverem como fala e entrou no acordo ortográfico. Ora, quem escreve como fala é semi-analfabeto. Se não houvesse políticos para homologar o idioma e sim gramáticas, como ocorre no inglês, as diferenças seriam mínimas. O inglês não conta com uma academia brasileira ou uma academia de ciências. Ele é homologado por gramaticas internacionais e isto tem funcionado muito bem.

      Excluir
    2. Correções: "a acentuação", escreva-se "à acentuação". "escreverem como fala", escreva-se "como falam".

      Excluir
  3. Bom dia!
    Meu nome completo é Joel Antonio. Faço questão de me identificar como antonío, pois é o correto, acredito. Pode me corrigir, por favor?

    ResponderExcluir
  4. Meu sobrenome Cândido, deveria ser escrito a acento. Pois, é italiano. Mas, no Brasil, escreveram com acento.

    ResponderExcluir
  5. Meu filho é Antonio sem acento e essa escrita deve ser respeitada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, vivem colocando acento no "Antonio" do nome do meu filho também. Se o nome da pessoa se escreve sem o acento é sem o acento que deve ser escrito. Nome próprio não tem que ser alterado a bel prazer da escrita de onde vive.

      Excluir
  6. Queremos tornar o nome próprio em nome comum. O nome próprio não segue regra gramatical.

    ResponderExcluir