segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Município e cidade - qual a diferença?

Hélio Consolaro*

Já abordamos aqui a diferença entre paróquia e igreja. No catolicismo, o primeiro se refere ao território de jurisprudência do pároco; e igreja é o templo.

Com a mesma confusão, um documento oficial confundiu cidade com município, aliás, não soube diferenciar os conceitos. A pessoa que percebeu o erro pediu que esta coluna abordasse o assunto.

“O rio Tietê banha a cidade de Araçatuba” ou, então, “A zona rural da cidade de Araçatuba”. Na verdade, são duas frases com dois absurdos. Município é todo o território, composto de zona rural e urbana, enquanto o termo cidade se restringe à zona urbana. Nesse caso, “O rio Tietê banha o município de Araçatuba” e “A zona rural do município de Araçatuba”.

Há bairro, jardim, vila. Qual a diferença? Às vezes, nenhuma. Quem chama um loteamento de “jardim” quer valorizá-lo: Jardim São José.

Já vila tem um sentido pejorativo, mas nem sempre. Vila geralmente homenageia alguma personalidade, mulher ou cidade, como: Vila Alba, Araçatuba-SP, que homenageou uma parenta dos donos do loteamento. Vila Formosa em São Paulo homenageou a cidade de Formosa, pois moravam muitos orientais nela.

Viela significa rua estreita, beco, travessa. No bairro Alvorada, Araçatuba, foi loteado com quarteirões enormes e muitas vielas.

Na verdade, há pessoas que se acham muito sabidas, por isso trazem em si a certeza de nunca errar, isso é perigoso. Aconselho ao caro leitor, com tanta certeza, que não tenha essa atitude, quem age assim erra mais.

Quem tem humildade, duvida de seu próprio saber, erra menos. Sempre se questiona, pesquisa ou discute com amigos o assunto. Quem age assim erra menos.

*Hélio Consolaro é professor de Português, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura  de Araçatuba-SP.

Um comentário: