segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Novo Aurélio: blogar, tuitar e outros neologismos

A propaganda joga com a dubiedade, usando o conceito antigo de que quem recorre ao dicionário é burro, hoje ultrapassada, e também com a expressão idiomática “bom pra burro”, que significa muito bom

Hélio Consolaro*

No final de 2003, o conhecido dicionário "Aurélio", editado durante 28 anos pela Nova Fronteira, teve seus direitos de publicação adquiridos pelo grupo educacional Positivo, de Curitiba. Rebatizada de "Novo Dicionário Aurélio", a terceira edição da obra "Aurélio Século XXI" ganhou também versão eletrônica.
Em 2010, no ano do seu centenário, o dicionário Aurélio ganha uma edição mais ‘tecnológica’ do dicionário. Entre os novos verbetes, palavras do mundo digital como “e-book”, “tablets”, “pop-up”.

A língua portuguesa ganhou ainda novos verbos, como ‘tuitar’ e ‘blogar’, além de substantivos como ‘fotolog’, ‘blue tooth’, ‘blu-ray disc’ e ‘blu-ray player’. Com as mudanças, a edição chega ao mercado 6% maior do que a anterior. Segundo a editora são mais três mil palavras da escrita contemporânea.

Ricardão no Aurélio: por escrita contemporânea leia-se expressões e palavras que já estão na boca do povo, mas não haviam encontrado ainda um lugar nos livros, como “Ricardão”, “sex shop”, “botox”, “balada”, “nerd”, “test drive”, “bullying” e “chef”.

Os ecológicos também ganharam espaço com ‘ecotáxi’, “ecobag” e “ecojoia”. “Flex”, “chororô”, “chocólatra” e “pré-sal” são outras palavras que foram adicionadas ao dicionário. E “band-aid” foi “aportuguesado” para “bandeide”.

O dicionário Aurélio está disponível para seu computador. Para a área corporativa, o Aurélio pode ser instalado em redes e em intranets.

O software, edição corporativa do Aurélio, é instalado no servidor. A partir deste servidor serão feitas as instalações nas máquinas dos clientes.

Ficha Técnica (edição de papel)
2.272 páginas
21 x 27,5cm
5ª edição

Aurélio para IPhone: http://baixatudo.com.br/aurelio-para-iphone

*Hélio Consolaro é professor de Português, escritor e jornalista. Membro da Academia Araçatubense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário