sábado, 29 de setembro de 2012

Nós, pronome ou substantivo?



Hélio Consolaro*

O grupo de teatro “Os mancomunados”, de Araçatuba, apresentaram por várias vezes a peça “Nós de nós mesmos”, uma produção coletiva, com escrita final de Laerte Silva Jr., Luciana Tomie e Ramon Olsen, cujo espetáculo só foi permitido para maiores de 18 anos.

Já ouvi pessoas comentarem: “Eles são deles mesmos! É isso?” Não se trata de pronome pessoal do caso reto: eu, tu, ele, NÓS, vós eles. Apenas o segundo “nós” é pronome.

Quem assiste à peça percebe que o primeiro “nós” indica o plural do substantivo “nó” (sensação de opressão, espécie de aperto na garganta ou no estômago, geralmente devido à tensão ou a forte emoção). Traduzindo: as dificuldades criadas por nós mesmos, às vezes, não achamos a ponta da tira para desatar o nó.
Vários nós

Essas palavras que têm a mesma escrita, a mesma pronúncia, são homônimas, como “manga”: fruta, peça do vestuário, tromba d’água. Com certeza, o uso de “nós” com dois sentidos diferentes no título foi proposital, porque numa obra de arte, bem urdida, nada está nela gratuitamente. 

*Hélio Consolaro é professor de Português, jornalista e escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário