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Ricardo Madureira Rodrigues *
Numa época em que tanto se discute acerca da polêmica
reforma ortográfica, entendemos que questão muito mais profunda e urgente seria
uma "reforma gramatical (se é assim que se poderia chamá-la), considerando
as inconsistências já apontadas na gramática tradicional e na Nomenclatura
Gramatical Brasileira. Não se trata, é claro, de se "implodirem" as
bases da gramática tradicional e de se propor sua radical exclusão do ensino, sem
oferecer melhor sucedâneo, mas de se incorporarem àquilo que ela traz de válido
as inegáveis contribuições da linguística moderna à nossa compreensão
diacrônica e sincrónica do sistema linguístico.
No entanto, tal discussão, embora já bastante enriquecida,
não parece conseguir transpor os limites da academia e se incorporar ao mundo
prático, por exemplo, nos níveis de ensino fundamental e médio, uma vez que
mudanças dessa natureza precisariam contar ainda com o reconhecimento oficial,
através de decretos legais, a exemplo da supracitada reforma ortográfica.
Nesta obra, “Problemas de morfologia portuguesa” o professor
Walter Rossignoli nos presenteia com algumas apreciações críticas acerca de temas
bastante áridos, deficientes nas nossas gramáticas inativas (e também
didáticas), tais como a estrutura e formação das palavras, tão carente de urna
abordagem sincrônica, e a complexa inter-relação entre os critérios
morfológico, sintático, semântico e pragmático-discursivo com sua pertinência
na descrição das classes de palavras.
Tais apreciações, o professor Rossignoli as faz com respeito
ao legado da gramática tradicional, sem as veleidades, tão em voga, de
desaboná-la, mas sim com o desiderato de apontar-lhe possíveis caminhos para
uma necessária revisão. Parece-nos que o meu colega compartilha daquela
reflexão de Isaac Newton, na qual o grande físico reconhece a contribuição
daqueles que o antecederam: "Se consegui ver mais longe é porque estive
sobre os ombros de gigantes". Gigantes tais como Dionísio, Varrão,
Saussure, Mattoso Câmara, entre outros. Além de contribuir no nível teórico,
espera-se ainda que contribuições como as desta obra propiciem, no futuro,
auxílio no sentido de ajudar a esclarecer o infindável debate sobre a relação
entre gramática e ensino, que tem sido tratado, a nosso ver, com certo
vanguardismo e preocupante dogmatismo, como bem o apontou o eminente linguista
Kanavillil Rajagopalan.
Sinto-me profundamente honrado em apresentar esta obra do
meu colega de magistério e amigo a todos aqueles que estudam, lecionam ou
simplesmente, como nós, amam a língua portuguesa.
(*) Licenciado em Letras pela Universidade Federal de
Viçosa, MG; professor de Língua Portuguesa no Instituto Federal do Sudeste de
Minas Gerais, Campus Barbacena.
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